Anais do I Encontro

ISSN 2236-4765

 

Grupo 1: Reflexão sobre a própria trajetória de formação

Coordenador: Marcelo Abreu

TÍTULO AUTOR
 1. A construção da identidade do professor: um olhar sobre o pibid  Marilia Beatriz Ferreira Abdulmassih (mariliaabdulmassih@yahoo.com.br), Vlademir Marim, Samir Borges Viana, Dinair Caldeira de Andrade Silva
 2. Diário reflexivo retrospectivo como elemento ativador determinante no processo de formação do professor de língua inglesa  Daisy Rodrigues do Vale-daisy.ufu@gmail.com
3. Reflexões de um professor de física no começo da formação inicial Pedro Henrique Pereira (pedro210590@gmail.com)
4. Iniciação a docência: relato de experiência no programa pibid Rodrigo A. Mendonça (rodrigo.a.m.2009@bol.com.br), Mariana P. Castilho
5. O primeiro contato com a escola: evidencias e desafios Marcelo Anastácio Costa (marcostanast@hotmail.com), Wellisson D. Carvalho
6. Do ensino médio à entrada na universidade – uma visão de ambos os ambientes João Paulo Lopes (joaoplopesd12@hotmail.com)
7. Profissão estudante: exame de um processo de ensino-aprendizagem Renato Medeiros Guimarães (rtomedeiros.91@gmail.com)
8. Pibid: reflexão da prática docente do professor supervisor Karla Oliveira Franco (karla@mat.pontal.ufu.br), Vlademir Marim, Suane C. Luz de Sousa, Neiva de Castro C. Andraus
9. Pibid na formação do professor em formação inicial de língua inglesa do planejamento a pratica docente Marillya Perreira Melo (marillya_27@hotmail.com), Lidiana Rocha Amaral, Maríllya Pereira Melo
10. Relato de experiências dos pipes: lembranças sobre os pipes Rosinei Alves Pereira (rozineialvespereira@yahoo.com.br), Francisca dos Santos, Dagmar Soares

Grupo 2: Formação inicial de professores: Reflexões sobre a pratica pedagógica

Coordenadora: Gláucia

TÍTULO AUTOR
1. Estágio supervisionado: uma proposta visando minimizar o distanciamento entre a teoria e a prática na escola Marcia Leite Silveira – marcialeite@mat.pontal.com.br, Vlademir Marim
2. O estágio supervisionado: concepções e importância na formação inicial do professor de matemática Suane Cristyne Luz de Sousa - suane@mat.pontal.ufu.br, Vlademir Marim
3. Um dia de professor Gisele Nunes Superti - giselesuperti@gmail.com, Diogo Gonçalves Cunha
4. A formação docente e prática pedagógica: estudo sobre formação do curso de pedagogia na região do pontal do triângulo mineiro Carla Lisboa Andrade - lisboandrade_2004@yahoo.com.br, Armindo Quillici Neto, Jaqueline Andrade Calixto
5. Práticas na educação de jovens e adultos: relato de experiência Gustavo R. da Cunha Filho - gustavimfilho@hotmail.com, Iara Nascimento Pereira, Murilo F. M. Resende, Marta Regina Farinelli
6. Iniciação docente: língua francesa Ana Carolina Alves de Freitas - acarolina.freitas@gmail.com
7. Inserção de professores em formação inicial na escola: motivação, melhoria da qualidade do ensino e desenvolvimento de pesquisa Paula Serralha Araújo - paulaserralha@yahoo.com.br
8. Iniciação à docência na escola pública: saber escutar Hosana Santos Agostinho - zana_raider@hotmail.com, Fabiana V. Gonzalis
9. Oficinas cartográficas: uma proposta pedagógica para o ensino base da geografia Vitor Mendes de Paula - vitorgeoufu@hotmail.com, Luiz Fernando Silva Oliveira, Rafhael Ribeiro Mascarenhas

Grupo 3: Educação Inclusiva

Coordenador: José Gonçalves

TÍTULO AUTOR
1. A questão da inclusão: discussão sobre as condições de acessibilidade no entorno da escola estadual américo renê giannetti Lúbia Rodrigues- lubinha_r@hotmail.com; Ana Clara Mendes Caixeta, Gustavo Rodrigues Barbosa, Anderson Oramisio, Vicente de Paulo da Silva
2. Deficiência visual na educação básica: reflexões uma experiência no ensino médio Daniessa Oliveira Peixoto- daniesssa@hotmail.com; Ana Paula, Romero Bacri, Annelise G Mantello, Cíntia B do Prado, Priscila Guerino Vilela Alves
3. Pressupostos do ensino e da aprendizagem de libras: textos e contextos do aprendiz ouvinte Eliamar Godoi - eliamarufu@gmail.com
4. Educação especial – integrando ações em prol da cidadania Núbia Pereira Cintra - Nubiacintrap2@hotmail.com
5. Educação especial: limites e possibilidades no cotidiano escolar Edneia Rissa de Oliveira - edneiarissa@yahoo.com.br, Kátia Francielly Pereira, Valéria Rezende

Grupo 4: Espaço Escolar

Coordenadora: Alexandra Epoglou

TÍTULO AUTOR
1. Os espaços no ambiente escolar: um relato Daniela F. Grama- daniela_grama@hotmail.com; Rosena C. S. R. de Sousa
2. O espaço físico escolar: uma discussão sobre os espaços de aprendizagem em uma instituição pública de educação básica Renata Figueiredo de Freitas - renata.f.freitas@hotmail.com; Claudilene A F Guimarães, Roseli Maria A Góis, Leonice M Richter, Vilma A de Souza
3. Investigação da desvalorização de ambientes escolares nas escolas públicas Lariucy Santos Martins- lariucy_martins@hotmail.com; Marici Anne C Silva
4. Investigação e análise do espaço escolar Mário Donizete Rodrigues de Oliveira – mario@mat.pontal.ufu.br, Mário Donizete R de Oliveira, Ana Carolina I Barbosa, Vlademir Marim
5. Investigando o espaço no contexto escolar Dener Lacerda Queiroz - dener@mat.pontal.ufu.br, Vlademir Marim
6. A formação do futuro docente na Analise de comparação das escolas urbanas e rurais Cristiane Aparecida Silva Moura de Melo - crisapa3179@yahoo.com.br, Ana Clara Mendes Caixeta
7. Pibid: uma investigação do espaço físico da escola Camila Oliveira Lana - camilalana20@gmail.com, Daniela Midori Oda Faria, Sabrine de Souza Barbosa
8. Projetos: ações presentes no cotidiano escolar Lucas Dejair de Araújo Souza - lucas@mat.pontal.ufu.br, Andréia C. da Silva, Camilla D Rei de Faria, Neiva de Castro C. Andraus, Vlademir Marim
9. Pibid: primeiro contato com o ambiente escolar Cecília Resende Coelho - cicinha8825@hotmail.com, Flordelice Nunes, Isamara Camargos dos Santos, Cecília Resende Coelho, Maria Isabel Masini
10. Pibid- uma proposta de investigação no ambiente escolar Cássia Cristina Gonçalves Simplício- cassiasmith17@hotmail.com, Paula G. Arbex, Débora Mendes de Oliveira, Cássia Cristina Gonçalves Simplício

Grupo 5: Organização Escolar

Coordenadora: Fernanda Arantes Moreira

TÍTULO AUTOR
1. O sistema escolar, seus entraves e desafios Larissa Souza Domingos – lsd_91@hotmail.com, Tiago de Castro Bisaio -tiago6v@hotmail.com
2. Planejamento: pensar e repensar a prática escolar Márcia Leite Silveira - marcialeite@mat.pontal.ufu.br
3. Memórias e práticas de professores na E.E. Quintiliano Jardim em Uberaba-MG Elisângela Veríssimo Ferro -lisaverissimo@hotmail.com
4. Bullying escolar: uma violência física e psicológica Ludimila de Souza Santos Borges – ludimilab@yahoo.com.br
5. Um olhar para a evasão escolar Mirian Ramos da Silva – mirianramos@mat.pontal.ufu.br
6. Pibid na formação inicial de professores de língua estrangeira sob o olhar da escola cedente Valéria Resende Teixeira - valeriateixeira@uber.com.br
7. Políticas educacionais no contexto da globalização: impactos na atuação docente Fernanda Arantes Moreira - nanda_arantes@yahoo.com.br
8. Mais educação ou mais educação? Relação educação integral/tempo integral e suas implicações nas políticas públicas do MEC e na qualidade do ensino Dinair Caldeira de Andrade Silva – CAIC - dinaircaldeira@yahoo.com.br
9. Vivências em formação continuada ii: concepções de avaliação da aprendizagem Cláudia Rodrigues de Camargo Martins - camargoemartins@uol.com.br
10. O fazer da supervisão educacional no processo de formação continuada de docentes em serviço Dinair Caldeira de Andrade Silva- dinaircaldeira@yahoo.com.br

Grupo 6: Análise de livros e materiais didáticos

Coordenadora: Odaléia A. Viana

TÍTULO AUTOR
1. Livro didático como objeto da interdisciplinaridade na geografia Lígia Cássia Cardoso - ligiacassia_cardoso@hotmail.com
2. A américa que não vemos: análise do descobrimento da américa a partir dos livros didáticos Tamara Claudia Coimbra - tahcoimbra@gmail.com; Marcelo S. Abreu
3. Livros didáticos: Uma reflexão sobre as abordagens de ensino adotadas Waldo Franco Ferreira- waldofferreira@yahoo.com.br, Lígia Cássia Cardoso, Tiara B. Delfino, Diogo C. Nascimento, Raquel Nedder
4. Experiência de análise de um livro didático de geografia Thiago Rodrigues Soares - soarescrvg@gmail.com, Luciana Domingues Chaves, Leilaine de Fátima Ferreira, Patrícia F. de Matos
5. Integração de teoria e prática na elaboração de materiais didáticos Elisa Carvalho Muniz - elisacmuniz@gmail.com
6. Aprendizagem significativa de conceitos geométricos: uma intervenção didática com alunos da pedagogia Odaléa Aparecida Viana - odalea@pontal.ufu.br

Grupo 7: Formação Inicial de Professores: PIBID

Coordenador: Vlademir Marin

TÍTULO AUTOR
1. Pibid – um relato de observação de aula Aliandra Ferreira de Jesus - aliandra.ufu@gmail.com, Patrícia Guimarães Costa, Paula Godoi Arbex
2. Pibid – um olhar sobre atividades extraclasse Ana Carolina Oliveira Silva - ana_carolina@msn.com, Juliana Martins Pires
3. Pibid- uma proposta de investigação no ambiente escolar Cássia Cristina Gonçalves Simplício - cassiasmith17@hotmail.com, Débora Mendes de Oliveira, Paula Godoi Arbex
4. Pibid – uma proposta de investigação na escola Daniela Bernardes Vasconcelos- dani_b_vasconcelos@hotmail.com, Letícia Alves Moraes, Elaine Amélia Morais
5. A gestão no contexto escolar: analises do diagnóstico escolar desenvolvido no programa institucional de bolsa de iniciação à docência Beatriz Menezes Barbosa - bia_mb_@hotmail.com, Karin Ferreira Borges, Nayara Camila M. Guimarães, Leonice M. Richter
6. Pibid - língua portuguesa: refletindo sobre a prática docente Angélica Aparecida Xavier da Cruz - bia_mb_@hotmail.com, Flávia Motta de Paula, Lílian Lima Maciel
7. Pibid: um olhar para o perfil de professores de matemática Jeane Vilela Silveira - jeane@mat.pontal.ufu.br, Fleizer Junior Nogueira Miranda, Juliene Azevedo, Vlademir Marim
8. A experiência da organização da semana cultural da escola estadual Hortêncio Diniz Éder Fernandes - e.fernandes18@hotmail.com, Fernando Barbosa Costa
9. Pibid: uma necessidade frente a precarização do ensino Priscila Souza de Carvalho - priscilasociais@gmail.com, Lucília M. O. Silva
10. Verificando as concepções de alunos a respeito de fenômenos relacionados às propriedades coligativas Cinara Aparecida de Moraes - cinarademoraes@hotmail.com, Mariana Lopes Cabral, Jaqueline Fernandes Moura, José Gonçalves T Júnior

Grupo 8: Análise de diretrizes para a educação básica

Coordenadora: Neusa Spósito e Luciane

TÍTULO AUTOR
1. Análise dos documentos oficiais que norteiam a educação no ensino de geografia Ana Clara M Caixeta - anaclara_caixeta@hotmail.com, Gustavo R Barbosa, Lúbia Rodrigues, Anderson Oramisio, Vicente P da Silva
2. Projeto político pedagógico na escola: Um instrumento ainda sujeito a contradições Claudilene Abadia Freitas Guimarães –claudileneabadia@hotmail.com, Beatriz Menezes Barbosa, Valéria Moreira Rezende
3. Projeto político pedagógico: Divergências entre o prescrito e o vivenciado Débora Cristine de Souza - debora_csouz@hotmail.com, Priscila Carla Moura,Valéria Moreira Rezende
4. Projeto político pedagógico e a importância do trabalho coletivo Vanessa Aparecida de Oliveira - vanessa-oliveira16@hotmail.com, Valéria Moreira Rezende
5. Concepções de professores de ciências e biologia sobre o currículo básico comum – CBN Nicolas Fernandes Martins- nicolas.scp@gmail.com, Neusa Elisa Carignato Sposito
6. Extensão na educação física escolar: a construção coletiva de um modelo curricular Gislene Alves do Amaral - giamaral1@uol.com.br, Marina Ferreira de Souza Antunes
7. A formação do professor da educação infantil e do ensino fundamental nos cursos de pedagogia: um estudo pós ldb 9394/96 Angélica Bisinoto da Silva -bizinotto_angelica@yahoo.com.br, Armindo Quillici Neto, Lorraine Cristina da Silveira Pereira

Grupo 9: Relato de Experiência de Estágio Supervisionado com Foco no Ensino de Ciências

Coordenadora: Débora Coimbra Martins

TÍTULO AUTOR
1. Contribuições do estágio supervisionado no ensino de ciências: relato de uma experiência na escola pública Kleber Resende Silva - Kleber_resende@hotmail.com, Wesley Peixoto Fernandes, Melchior Tavares Junior
2. Anatomia do ensino médio: aplicações didático-pedagógico Elicaren Ameida de Moraes - elicaren@hotmail.com; Marcela A Lima, Pedro Gilberto Silva de Morais, Tiago Fernandes Fratari, Ana Paula Romero Bacri
3. Relato de uma experiência de estágio: o termômetro como tema gerador Tássia de Souza Gonçalves - Tassia.sg@hotmail.com
4. Mobilizando saberes e sentimentos sobre ciência: relato de caso na educação básica Kaire de Oliveira Nardi - kaire_nardi@hotmail.com, Camila Cristina Araújo, Ana Cristina Moreira Dayrell, Liza Manuela Martins e Silva, Suênia Martins Carneiro, Melchior José Tavares Júnior
5. Entendimentos e proposições da física escolar de nível médio Jéssica Azevedo Vieira - jessicaitba@hotmail.com, Yakyma de Matos Damasceno, Milton Antonio Auth
6. Energia tendo o looping como tema gerador: um relato de experiência Leidiane Aparecida de Andrade Silva - leidianeaparecida@hotmail.com, Ludmila Bolina Costa
7. A inserção de aspectos do cotidiano e o ensino de química orgânica Natalia Pereira Marques - natypmarques@yahoo.com.br, Natália Pereira Marques, Lívia de Oliveira Silva1, José Gonçalves Teixeira Júnior
8. Uma proposta de metodologia diferenciada para o ensino dos tópicos sais e óxidos para o ensino médio Ana Paula Mateus Braga - Aninhapbraga100@hotmail.com, Bruno Trajano da Silva

Grupo 10: Reflexões sobre Experiências de Estágio Supervisionado I

Coordenadora: Valéria R. Moreira

TÍTULO AUTOR
1. Refletindo o estágio Supervisionado no contexto do curso de educação física da Universidade Federal de Uberlândia Arthur Damasceno Ribeiro de Oliveira Leite-adroleta@gmail.com, Marina Antunes Ferreira
2. Vivências e percepções do estágio I Patricia Trindade Araujo Lima-patricialima.mat.ufu@hotmail.com, Mirian Maria Andrade; Douglas Fonseca da Silva
3. Experiência de estágio supervisionado em uma escola pública de ensino fundamental em Ituiutaba-MG Isaura Melo Franco -isaurafranco @hotmail.com, Mírian M. Venâncio, Milia Prado de Urzedo, Helena M da Silva Aguiar
4. O ser professor e a pratica reflexiva: vivências do Estágio Supervisionado I Andréia Cândida da Silva - andréia@pontal.ufu.br, Cristiane Coppe de Oliveira, Douglas Silva Fonseca
5. Investigando o “olhar do professor” por meio do estágio supervisionado Leonardo Silva Costa -leonardo@mat.pontal.ufu.br, Cristiane Coppe de Oliveira, Douglas Alves Fonseca
6. Planejar para quê? Uma experiência de estágio Camilla Del Rei de Faria- camilla@mat.pontal.ufu.br; Vlademir Marim
7. Estágio supervisionado do curso de pedagogia: reflexões de uma práxis pedagógica Valéria Moreira Rezende - valeria@pontal.ufu.br, Gláucia Signorelli de Queiroz Gonçalves
8. A importância do Estagio Supervisionado Formação do Profissional da Educação Luciana Aparecida da Silva - luciana.silva@netsite.com.br, Douglas Silva Fonseca, Mirian Maria Andrade
9. Relato de um estágio realizado na 4ª Série (5º ano) do ensino fundamental Renata Camargos Lemes-tatacamargos@hotmail.com, Guilherme Dias Pires

Grupo 11: Reflexões sobre Experiências de Estágio Supervisionado II

Coordenadora: Cristiane Coppe

TÍTULO AUTOR
1. Contato com a sala de aula: uma experiência no estágio supervisionado Tharles Vilela Procópio-tharlesprocopio@mat.pontal.ufu.br, Douglas Silva Fonseca; Mirian Maria Andrade Gonçalez
2. Refletindo a prática docente: uma proposta didática utilizando a metodologia da resolução de problemas Carlos Eduardo Petronilho Boiago- cadu_matematica@hotmail.com, Vlademir Marin
3. Contribuição do Estágio Supervisionado no cotidiano da Escola de Educação Básica Márcia Inês Araújo- marcinha.ines@hotmail.com, Maria Flávia Soares; Neusa Elisa Carignato Sposito
4. Estágio supervisionado: uma ponte entre a universidade e a sala de aula Juliene Azevedo Miranda- juliene@mat.pontal.ufu.br, Vlademir Marim
5. Os desafios da participação estudantil no processo de avaliação institucional da educação fundamental Maria Simone Ferraz Pereira - msimonefp@pontal.ufu.br
6. Dinâmica de grupo para valorização do ensino e do corpo com alunos do 9º ano ensino fundamental Ana Paula Soares de Souza-paulinhasoares_itba@yahoo.com.br, Ionara A Silva, Renata C M Oliveira, Jussane S O Souza, Ana Paula R Bacri
7. Educação sexual em uma escola pública: uma experiência na formação inicial, de futuros professores/as, em ciências biológicas José Luiz Gonçalves de Aquino-Jlga_bio@hotmail.com, Maiara Almeida Vieira, Fernanda Cristina F Cintra, Sandro Prado Santos

Grupo12: Experiências de Inovação Pedagógica

Coordenadora: Silvia Cristina Binsfeld

TÍTULO AUTOR
1. A utilização da internet para pesquisas escolares na disciplina de física Andre Mangetti Grub- andregrub@hotmail.com; Antonio de Freitas Neto; Arthur A Mascarenhas; Claudio P Sampaio; Ademir Cavalheiro.
2. Uma proposta alternativa de confecção e utilização da tabela periódica em turmas do ensino médio Juliana Lopes de Almeida- juliana.quimica.facip.ufu@gmail.com, Bruna C. Nunes, Silvia Cristina Binsfeld, José Gonçalves Teixeira Junior
3.O lúdico como uma alternativa à indisciplina Clarissa Betanho Inácio- clarissinha96@hotmail.com; Cleusa C dos Santos , Elisângela A Silva , Jaqueline de Andrade Calixto, Marta Maria F Ferreira
4. Projeto literarte: relato de uma experiência bem-sucedida trabalhando literatura e gêneros textuais Lorena Faria de Souza-lorenarevisao@yahoo.com.br
5. Resultados do Projeto PIBID aplicado com o PAV Talita Soares Martins - talitanutri@hotmail.com, Karolline Alves Cardoso, Paula Ferreira
6. O recurso didático “filme” na sala de aula, na Escola Estadual Hortêncio Diniz Maira Masuda - maira.masuda@yahoo.com.br
7. Conhecimento científico e cotidiano em astronomia: uma investigação com alunos da educação básica João Batista Vieira - jbfisica@bol.com.br, Marcos Daniel Longhini
8. Disciplinas semi-presenciais e totalmente a distância: um relato de experiência Lúcia Mosqueira de Oliveira Vieira- luciamosqueira@gmail.como, Maria Cecília de Lima, Roberta Hempel
9. Tecnologia da informação e comunicação: uma realidade escolar Neiva de Castro C Andraus - neivandraus@gmail.com; Bruno Leonardo P S Rodrigues, Jackson Renner de Freitas, Vlademir Marim
10. Uma viagem luminosa às sombras: uma proposta metodológica para o ensino de astronomia Hanny Angeles Gomide-hannygomide@yahoo.com.br, Marcos Daniel Longhini
11. Uma investigação sobre a utilização de recursos audiovisuais em uma escola da rede pública Aline Pereira Macedo -alinepm17@yahoo.com.br, José Gonçalves Teixeira Júnior; Ana Paula Sabino Oliveira1